Power Rangers | Roteirista admite erros em escalações consideradas racistas
Por Ana Luiza • Publicado em 09/04/2025 • 2 min de leitura

Em uma entrevista para a série documental 'Hollywood Dreams' do Investigation Discovery, Tony Oliver, roteirista-chefe de 'Mighty Morphin Power Rangers', abordou as críticas a respeito das escolhas de elenco para os personagens Walter Emanuel Jones e Thuy Trang, que interpretaram os Rangers Preto e Amarelo, respectivamente. Oliver admitiu que a correspondência das cores dos personagens com suas etnias passou inicialmente despercebida pela equipe de produção.
No episódio intitulado 'Darkside of the Power Rangers', ele revelou que a situação só foi percebida após um assistente destacar o problema durante uma reunião. 'Foi um erro enorme', confessou Oliver. O episódio também apresenta imagens do coordenador de dublês, Jeff Pruitt, indicando que o elenco estava ciente da situação. Em uma das cenas gravadas, Jones brinca com a coincidência: 'Meu nome é Walter Jones, eu interpreto o Zack. Sou negro e sou o Ranger Preto - vai entender'.
- Duna 3 | Jason Momoa Confirma Retorno como Duncan Idaho
- Dennis Quaid Comenta sobre Possível Sequência de 'Operação Cupido'
Em 2013, Shuki Levi, co-criador da Saban, defendeu que a escolha não foi intencional. 'Naquela época, Haim [Saban] e eu éramos novos neste país. Não estávamos acostumados com o ambiente racial dos Estados Unidos. Crescemos em Israel, onde ser uma pessoa negra era visto como qualquer outra coisa. Não era algo constantemente discutido ou um grande problema', explicou Levi. Amy Jo Johnson, que interpretou a primeira Ranger Rosa, Kimberly, comentou que as piadas de Jones eram bem-humoradas e que, embora acredite na falta de intenção dos criadores, afirmou que uma situação dessas não aconteceria nos dias atuais.
'Mighty Morphin Power Rangers' estreou no Brasil em 17 de outubro de 1994 pela Fox Kids e, posteriormente, em janeiro de 1995, foi transmitido pela TV Globo no programa TV Colosso. A série narra a história de cinco adolescentes escolhidos pelo mago Zordon para proteger a Terra da vilã Rita Repulsa. Após três temporadas, a série foi sucedida por 'Power Rangers Zeo'.
Tags:

Apaixonada por animes e mangás desde a infância, cobre lançamentos, bastidores e curiosidades do Japão pop. É especialista em Crunchyroll, estreias sazonais e fandoms de cultura otaku.