ago
Cinco Lições Cruciais dos 15 Anos de Ascension: Um Diário de Designer
Comemorando 15 Anos de Ascension: Reflexões e Lições
Justin Gary reflete sobre as lições aprendidas ao longo dos 15 anos de Ascension, um jogo que começou como um protótipo casual e se tornou um fenômeno mundial.
O Início de uma Jornada
Na Gen Con 2025, iniciamos a celebração dos quinze anos de Ascension. Foi uma oportunidade incrível de encontrar fãs que acompanham a jornada há mais de uma década, uma experiência tanto humilde quanto gratificante.
Enquanto nos preparamos para a campanha da Ascension: 15th Anniversary Collector's Edition no Gamefound, tenho refletido sobre a incrível jornada que nos trouxe até aqui. O que começou como um protótipo casual para jogar com amigos entre rodadas de Magic: The Gathering evoluiu para um jogo que conecta milhões de jogadores ao redor do mundo.
Cinco Lições Valiosas
1. Prototipar e Iterar Rapidamente
Quando iniciei o desenvolvimento de Ascension em 2009, após deixar meu emprego para fundar minha própria empresa de jogos, não imaginei que se tornaria um sucesso. Inspirado por horas de jogo de Dominion, um jogo que revolucionou o gênero de construção de baralhos, busquei criar algo que mantivesse a diversão sem a complexidade de colecionar cartas.
O segredo foi simples: remover os elementos que atrapalhavam a diversão em Dominion. O primeiro protótipo era apenas um baralho embaralhado de cartas de Dominion, o que reduziu significativamente o tempo de setup. Essa abordagem rápida e descompromissada permitiu que Ascension evoluísse de ideia para as prateleiras em menos de dezoito meses.
Lição: Seu primeiro protótipo deve ser tão rudimentar que você se sinta envergonhado de mostrá-lo. Essa vergonha é liberdade para falhar rapidamente, mudar tudo e encontrar a diversão sem se apegar às primeiras ideias.
2. Quando Dúvidas Surgirem, Corte!
Muitos designers novatos tentam resolver problemas adicionando elementos aos seus jogos, mas a resposta correta quase sempre está em cortar.
A Ascension começou eliminando as restrições de compra e jogo de Dominion, o que agilizou o jogo e deu aos jogadores mais opções a cada turno. A inovação principal de Ascension foi a linha central sempre mutante, que aumentou dramaticamente a variedade em cada jogo. No entanto, essa mecânica também criou o risco de um estado de estagnação do tabuleiro, um problema que resolvemos cortando a complexidade desnecessária.
Lição: Cada mecânica custa energia mental. Ao enfrentar um desafio de design, pergunte-se primeiro: "O que posso eliminar para resolver este problema?"
3. Aperfeiçoe seu Pitch pela Repetição
Todo jogo precisa de um gancho matador, e a única maneira de encontrá-lo é através da repetição exaustiva.
Na Gen Con 2010, onde vendemos as primeiras cópias de Ascension, aprendi a afinar o pitch do jogo. A prática constante permite descobrir o que funciona, adaptando seu discurso ao público-alvo e garantindo que o jogo seja divertido de aprender e ensinar.
Lição: Pratique o pitch do seu jogo cedo e com frequência. Utilize frameworks como o 2-2-2 de Alex Yeager para adaptar o nível de detalhe ao seu público.
4. Conheça e Proteja a Tensão Central
Todo grande jogo gira em torno de uma tensão central que cativa os jogadores. Em Ascension, a tensão está em adaptar-se a um mercado em constante mudança enquanto os oponentes podem capturar as cartas que você precisa.
Compreender essa tensão central guiou quinze anos de expansões, garantindo que cada nova mecânica apoie essa dinâmica sem substituí-la.
Lição: Identifique a tensão central do seu jogo em uma ou duas frases e mantenha-a como um guia para futuras adições.
5. Crie Espaço para Comunidade e Conexão
Ascension foi projetado para ser menos confrontacional do que outros jogos de estratégia, criando um espaço onde pais e filhos, casais e amigos podem se conectar através do jogo.
Essa filosofia de design criou uma comunidade em que todos se sentem bem-vindos, permitindo que jogadores de diferentes níveis de habilidade desfrutem juntos da jornada.
Lição: A comunidade do seu jogo sobreviverá a qualquer jogador individual se você projetá-lo para incluir, acolher e criar experiências compartilhadas positivas.
Fifteen years ago, I was just a guy on a couch with a dream and a Sharpie. Today, Ascension connects hundreds of thousands of players across the world — parents and children, partners and friends, veterans and newcomers. As we launch our 15th anniversary campaign on Gamefound, I'm not just grateful for the game we've built; I'm grateful for the community you've helped us create.
I am beyond grateful for the community that has supported the last fifteen years, and I can't wait to continue to grow together over the next fifteen!
Creator of Ascension
RELATED
Posts
Descubra 'Under the Leaves': Um Jogo de Abundância e Estratégia
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Descubra ‘Under the Leaves’: Um Jogo de Abundância e Estratégia Read More
Etiqueta em Jogos de Mesa: Como Lidar com Participantes Indecisos
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Etiqueta em Jogos de Mesa: Como Lidar com Participantes Indecisos Read More
Gen Con 2025: As Novidades de Reiner Knizia, de Hanami a Middle-earth
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Gen Con 2025: As Novidades de Reiner Knizia, de Hanami a Middle-earth Read More
Trump Impõe Tarifas Severas: Impacto nos Jogos de Tabuleiro Importados para os EUA
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Trump Impõe Tarifas Severas: Impacto nos Jogos de Tabuleiro Importados para os EUA Read More
Gen Con 2025: Destaques Incluem G.I. Joe Heroscape e Mystic Curling Club
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Gen Con 2025: Destaques Incluem G.I. Joe Heroscape e Mystic Curling Club Read More
Novos Jogos de Tabuleiro: MicroMacro para Crianças, Encantadores de Cobras e a Incrível Queda de uma Nave Espacial
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Novos Jogos de Tabuleiro: MicroMacro para Crianças, Encantadores de Cobras e a Incrível Queda de uma Nave Espacial Read More
Pulitzer: O Desafio Criativo por Trás do Novo Jogo de Tabuleiro Inovador
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Pulitzer: O Desafio Criativo por Trás do Novo Jogo de Tabuleiro Inovador Read More
Feya's Swamp: Novo Board Game Ganha Vídeo de Apresentação
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Feya’s Swamp: Novo Board Game Ganha Vídeo de Apresentação Read More
A Jornada de Criação do Jogo de Tabuleiro '1975 White Christmas'
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em A Jornada de Criação do Jogo de Tabuleiro ‘1975 White Christmas’ Read More
Gen Con 2025: Destaques de Jogos Incluem Game of Thrones, Star Wars e Gotham City
By
Pablo MouraBoard Games
Comentários desativados em Gen Con 2025: Destaques de Jogos Incluem Game of Thrones, Star Wars e Gotham City Read More