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Desenvolvedores de Diablo na Blizzard se Sindicalizam após Demissões em Massa

Contexto da Sindicalização

Nesta semana, a Communications Workers of America (CWA) anunciou que mais de 450 desenvolvedores da equipe de Diablo na Blizzard Entertainment votaram para se sindicalizar, marcando um passo significativo para a proteção dos direitos trabalhistas. Os trabalhadores agora serão representados por três seções locais da CWA: Local 9510 em Irvine, Califórnia; Local 1118 em Albany, Nova York; e Local 6215 em Austin, Texas.

Apoio da Microsoft e Movimento Expandido

Microsoft, empresa-mãe da Blizzard, reconheceu oficialmente o sindicato, reforçando o movimento crescente de sindicalização dentro da empresa. Recentemente, o time de Desenvolvimento de História e Franquias da Blizzard também optou por seguir o mesmo caminho, destacando uma tendência de sindicalização no setor de jogos.

Razões para a Sindicalização

Segundo Kelly Yeo, produtora de Diablo e membro do comitê organizador, as demissões em massa foram um catalisador para o movimento. "Com cada nova rodada de demissões, o medo entre meus colegas só aumenta. Parece que nenhum esforço é suficiente para nos proteger", declarou Yeo. A decisão de se sindicalizar é vista como um primeiro passo para participar de um movimento mais amplo contra o medo predominante na indústria.

Experiências Pessoais e Incertezas

Os desenvolvedores compartilharam experiências pessoais que exemplificam o clima de incerteza. Ryan Littleton, designer da Blizzard, relatou um incidente onde seu crachá foi negado na entrada da cafeteria, levando-o a acreditar que poderia ter sido demitido. Embora tenha sido um problema técnico, o evento ilustra a constante preocupação dos trabalhadores.

Perspectivas Futuras

Nav Bhatti, engenheiro de software sênior, observou que a sindicalização ajuda a enfrentar desafios persistentes na indústria, permitindo que os desenvolvedores "mantenham sua posição". Jason Justice, presidente do CWA Local 9510, destacou a importância da Califórnia no movimento de trabalhadores, afirmando que o setor de entretenimento, incluindo jogos, está se unindo para garantir sua participação nas decisões.

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