4chan Hackeado: entenda o incidente no polêmico fórum
Por Ana Luiza • Publicado em 15/04/2025 • 2 min de leitura

Na madrugada de terça-feira (15), relatos indicaram que o fórum online 4chan foi hackeado, com possíveis vazamentos de e-mails e mensagens privadas de seus usuários. Desde a noite de segunda-feira (14), o site apresenta instabilidade e períodos fora do ar, sugerindo que os ataques começaram antes do inicialmente percebido.
As informações sobre os responsáveis pelo ataque são incertas, mas especula-se que grupos de fóruns rivais em plataformas como Discord e Reddit possam estar envolvidos. Além dos dados pessoais, o código-fonte do 4chan e outros detalhes sensíveis, como endereços IP dos usuários, também teriam sido acessados.
Publicações no X, anteriormente conhecido como Twitter, sugerem que a vulnerabilidade do 4chan pode ter sido exacerbada pelo uso de uma versão desatualizada da linguagem de programação PHP, que apresentava várias brechas de segurança.
Curiosamente, há alegações de que muitos usuários do fórum são dos Estados Unidos e que alguns moderadores poderiam ter e-mails com o domínio governamental '.gov', embora isso ainda não tenha sido confirmado.
Não há informações claras sobre se uma investigação criminal será iniciada em resposta ao incidente. Dada a natureza controversa do 4chan, processos legais podem ser complicados e demorados.
Fundado em 2003, o 4chan é notório por permitir postagens anônimas e por ser um berço de conteúdos extremistas, misóginos e racistas, tendo impactado negativamente diversas comunidades e minorias ao longo dos anos.

Ana Luiza
Geek desde criança, ama escrever sobre animes, mangás e universo otaku.